Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Intimidade Cor de Rosa

Intimidade Cor de Rosa

Qua | 05.10.16

Problemas de Hoje

   Quando se pergunta qual a melhor qualidade que alguém pode ter, as respostas obtidas são diferentes. Há quem diga lealdade, simpatia, organização, sinceridade. Na minha opinião, uma das melhores qualidades é a educação. Isto é algo que se ganha em casa e, se os jovens e adultos de hoje não sabem o que isso é, então é porque alguma coisa não está a funcionar.

   Educar uma criança é tentar fazer que ela seja o melhor adulto possível. Mas tal não se consegue dando-lhe todos os bens materiais que ela quer, fazendo-lhe todas as vontades, não a castigar na altura devida... É certo que eu não tenho filhos e que falar é mais fácil do que fazer, mas educar não é ensinar valores, a respeitar os outros e as suas diferenças, a trabalhar, etc?

   Todas as semanas viajo de comboio e é raro quando ele não vai cheio, com todos os bancos ocupados e ainda muita gente em pé. E incomoda-me quando entra um velhote e não há ninguém mais novo para lhe dar lugar. Eles estão lá, e até viram a pessoa a entrar, mas não foram capazes de se levantar. 

   Mudando de cenário, outra coisa que acho falta de educação é usar as coisas de outra pessoa sem autorização. Cada um tem as suas coisas e às vezes precisamos de pedir emprestado algo que não temos. Mas antes de utilizar, pedesse autorização. Acho que é uma regra básica de boa educação, não?

   Quando olhamos à nossa volta ou vemos as notícias, reparamos que anda a faltar alguma coisita às pessoas. Seja ela a educação, o respeito ou a tolerância. Cabe-nos a nós, atuais e futuros pais, educar os nossos filhos para que criem um mundo melhor, onde qualquer pessoa possa viver sem medo de ser maltratada ou ignorada. Um mundo onde todos sejam respeitados e onde haja educação. E a melhor forma de ensinar é dando o exemplo, por isso, vamos lá, como dizia o outro, ser a diferença que queremos ver no mundo.