Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Intimidade Cor de Rosa

Intimidade Cor de Rosa

Qua | 26.10.16

Época de Exames

tumblr_kt7f6pckiz1qa0ofyo1_500_large.jpg

 

 

   Outubro é o mês favorito dos professores para começar os testes/exames. A pressão por conseguir estudar tudo a tempo e tirar boas notas pode ser complicada de gerir por isso, venho partilhar algumas dicas para chegar a essa época sem grandes dores de cabeça e sem ser preciso passar noites e noites de volta dos livros.

 

      1. Estudar diariamente  

   Antes de entrar para a universidade, não tinha grandes hábitos de estudo. Todos os anos ouvia os professores a dizer que se quiséssemos ter bons resultados, deveríamos estudar um bocadinho todos os dias. A conversa era sempre a mesma e eu não gostava muito de a ouvir. Mas o que é certo é que, depois do secundário, comecei a por em prática esta dica, ou pelo menos a tentar. A universidade é uma continuação do secundário. A única diferença que encontro entre um e outro é na quantidade de trabalho. Na faculdade existem testes nos quais sai muita matéria, existem vários trabalhos para fazer e a única forma para boas notas é mesmo estudar um bocado todos os dias.

 

      2. Não deixar tudo para a última  

   Esta dica está diretamente relacionada com a primeira. Um grande hábito que eu tinha era, desde o 5º até ao 12º estudar na semana do teste, isto quando não era 2 ou 3 dias antes. O resultado era uma enorme dor de cabeça e uma nota mediana. Como tinha pouco tempo para estudar, não via o que era mais importante e só via a matéria por alto. Esta dica também é daquelas que todos os professores dão, porque é mesmo essencial para perceber bem a matéria e perceber quais são as nossas maiores dúvidas.

 

      3. Tirar apontamentos

   Esta é uma das dicas fundamentais. Por vezes, os livros ou os powerpoints que os professores dão estão numa linguagem que não é muito fácil de entender. Tirar apontamentos dão bastante jeito nestas alturas.

 

      4. Fazer intervalos

   Estudar muitas horas seguidas, sem pausas, pode prejudicar em vez de ajudar o nosso estudo. Eu não consigo estar 4 ou 5 horas seguidas a estudar, ou fazê-lo pela noite fora. O que eu faço, normalmente, é estudar 1 ou 2 horas, faço um intervalo de até 15 minutos e depois continuo a estudar. Para mim é muito mais fácil, pois canso-me mas dou algum tempo para o meu cérebro descansar e depois continuo. Estudar muito tempo seguido, sem intervalos, faz com que, passado um certo período, deixemos de nos conseguir concentrar, refletir e memorizar o que quer que seja, resultando numa perda de tempo.

 

      5. Dormir bem  

   Esta dica aplica-se sempre. Quer tenhamos aulas ou exames, é fundamental dormir bem na noite anterior. 

 

      6. Relaxar  

   Os momentos antes de fazer um teste/exame podem ser bastante stress antes. Será que vai ser fácil? Será que estamos preparados? Será que vou conseguir uma boa nota? Quando recebo o teste, a primeira coisa que eu faço é ver todas as perguntas. Depois começo a tentar fazer cada uma. Como temos 1 ou 2 horas para a realização do mesmo, se numa pergunta a resposta não me vem logo à cabeça, passo à frente e tento fazer a próxima. Algumas perguntas exigem alguma reflexão, mas deixo essas para o final e começo por fazer as que são mais imediatas. Esta é uma dica, também, que todos os professores dão. E tem a sua lógica. Se ficamos logo "encalhados" na primeira pergunta e se gastarmos muito tempo nela, quando damos conta já não tempos tempo para fazer as próximas. Por isso, respondam sempre às perguntas que têm a certeza que sabem e deixem as mais complicadas para o final, para não perderem muito tempo.

 

   Estas dicas dão resultado comigo e ajudam-me muito. Mas isso não significa que tenham o mesmo efeito em todos. O ideal é que encontrem um método de estudo que resulte convosco mas, claro, nada se consegue sem esforço e não há milagres. Isso quer dizer que têm mesmo que estudar com qualidade, ou seja, sem distrações. Deixem o que quer que seja que vos poderá distrair de lado e foquem-se no que estão a fazer. Vão ver que os exames correm muito melhor.

 

   Bom estudo e boa sorte para os exames!