Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Intimidade Cor de Rosa

Intimidade Cor de Rosa

Dom | 04.09.16

De Volta À Rotina

   Setembro é o mês de regresso a casa, ao trabalho, à escola. Para muitos, motivo de preocupações e dores de cabeça.
   O regresso às aulas nem sempre é fácil. É preciso ser capaz de se adaptar às exigências do novo ano, por vezes à mudança de escola. Esta era uma das minhas épocas favoritas. Não que ficasse animada com a ideia de ter de me levantar cedo, nada disso, mas entusiasmava-me o reencontro com os meus colegas e amigos. Praticamente, não mantínhamos o contacto durante os três meses de verão e a saudade de os tornar a ver, mais a saudade de toda a ação que as aulas implicam, davam a esta altura um gostinho especial.


   Para os pais, o regresso às aulas pode ter um duplo sentido, certo? É bom, porque vão se ver livres dos miúdos e não os vão ter tanto tempo em casa a fazer asneiras. Mas também tenho a noção de que existem coisas menos boas. O final das férias dos filhos significam grandes gastos, seja alguma roupa que faz falta, sejam os manuais e os objetos escolares. O primeiro dia pode ser uma valente dor de cabeça para os acordar e fazer perder vícios que foram adquirindo ao longo do tão grande repouso. 

   Voltar ao trabalho também pode ser bastante complicado para os adultos. Há quem fique triste (acho que todos ficamos, não?), stressado, deixe de dormir bem e até fique com o seu apetite afetado. A isto há quem lhe chame de síndrome pós férias e entre 30 a 40 % dos trabalhadores sofre com isto. Sugestões para voltar ao trabalho com entusiasmo e sem stress?

 

  1. Prepare o seu regresso, adaptando-se com antecedência ao ritmo e horário que vai ter
  2. Não regresse a casa na véspera de voltar ao trabalho. Voltando com antecedência, poderá mentalizar-se para o regresso ao trabalho.
  3. Porque não marcar um jantar com os amigos, ou algo do género, para terminar as férias em grande?
  4. Estabelecer prioridades e não querer compensar o tempo que esteve fora, também é importante para evitar o stress.

 

   Estas dicas tanto servem para trabalhadores como para estudantes. Uma coisa também muito, mas muito importante, é ser otimista. Se acordarmos e pensarmos que o dia não vai ser grande coisa, que não vai correr nada bem, já é meio caminho andado para que corra mal. Pensamentos positivos trazem coisas positivas!