Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Intimidade Cor de Rosa

Intimidade Cor de Rosa

Dom | 16.04.17

A História de Deus: A Criação

     Antes de mais, quero pedir desculpa pelo meu desaparecimento. Manter um blogue não é fácil, pior ainda se não houverem ideias para publicações novas. 

     Na segunda feira, dia 10, passou na RTP uma parte do documentário intitulado "A História de Deus", de Morgan Freeman. Este documentário é dividido numa serie de episódios, em que cada um trata um assunto diferente que, desde há muito tempo, tem inquietado a maioria das pessoas, independentemente das crenças religiosas. Nesse dia, passou o 1º episódio (1ª temporada), sobre a criação do mundo e da humanidade.

     Neste episódio, Morgan Freeman viaja pelo mundo para perguntar de onde viemos e o que aconteceu no princípio de tudo. A primeira pergunta da humanidade segue sendo uma das mais intensamente discutidas. Para muitos, é impossível compreender quem e o que somos sem antes entender como chegamos aqui... e quem (ou o que) está por trás disso. Fomos criados à imagem de Deus ou somos o resultado de uma singularidade de 13.8 milhões de anos? Morgan encontra representantes papais no Vaticano e estudiosos islâmicos no Cairo. Ele visita filósofos hindus na Índia e arqueólogos escavando o antigo passado Maia nas florestas tropicais da América Central. Ele participa de rituais sagrados dos navajos no Novo México e procura pistas do Jardim do Éden em Jerusalém. Na Turquia, Morgan investiga as antigas cidades de Çatalhöyük e Gobekli Tepe, onde a civilização surgiu pela primeira vez.

FoxPlay

 

     Pensar sobre a criação do universo pode dar uma grande dor de cabeça. Se pensarmos como cientistas, acreditaremos que tudo começou com o Big Bang mas, e como pergunta um padre do Vaticano, o que é que existia antes da explosão? Se pensarmos como seguidores de uma religião, acreditaremos que foi Deus quem deu origem ao que conhecemos, ou que foram uns gémeos que transportaram a cabeça do 1º homem por água, ou qualquer outra coisa. Mas como é que essas pessoas apareceram? 

     No dia de hoje, muitos cristãos celebram a Páscoa, a ressurreição de Jesus. Para muitos, isto de voltar dos mortos não tem qualquer sentido. Se morremos, morremos, não é possível voltar à vida. Mas tal como as diferentes teorias acerca da criação, cada um acredita em coisas diferentes. Se uns acreditam na reencarnação, outros acreditam na ressurreição. Independentemente do tema, não existe teoria ou crença melhor que outras. Todas elas são válidas, desde que façam sentido para quem acredite nelas.

     Achei este episódio muito interessante, ainda não vi nenhum dos outros, mas fiquei com muita vontade de o fazer. 

     "Não partilhamos todos da mesma história da criação. Vimos todos de lugares diferentes. Mas todos nós, sejam quais forem as nossas crenças, podemos partilhar uma coisa: a admiração e a gratidão por estarmos aqui."

     "O meu maior desejo é que as pessoas abram os seus corações e as suas mentes e vejam que as nossas crenças não têm de nos separar. Elas têm o puder de nos unir, de permitir que atinjamos juntos grandes feitos. Tal como foi no princípio, é agora e sempre será: um mundo sem fim." 

     Enquanto não pensarmos todos assim e enquanto cada um pensar que é melhor que o vizinho, o mundo nunca será um mundo melhor. Continuaremos a criar guerras, a semear o ódio e a viver com medo. E é triste que assim seja... 

 

     Para quem tiver ficado interessado, deixo aqui o link do Youtube para puderem ver.